website statistics

O que fazer em Amsterdam em setembro: a arte dando voz aos excluídos, mostra de cinema e feira de livros antigos

Em Amsterdam, o passado continua muito presente e se materializa em construções dos séculos XVI em diante. Ao visitar as dependências destes prédios velhos, muitas vezes nos deparamos com facilidades da contemporaneidade. É possível ainda que prédios recém-construídos abriguem obras de artistas de séculos atrás.

O Stedelijk Museum, de arte contemporânea, fica em um prédio moderno na Museumplein. Na mesma praça está o Rijksmuseum, edificação antiga e que traz obras de artistas clássicos.

Exposição de Arte em Amsterdam
O clássico e o moderno lado a lado na arquitetura do Stedelijk Museum em Amsterdam (Foto: © by John Lewis Marshall, divulgação Stedelijk Museum Amsterdam

Uma das novidades de ambos para a próxima temporada é que, ao lado dos banheiros masculino e feminino, haverá banheiros de gênero neutro, para quem não se enquadra nos padrões M ou F também se sintam acolhidos. O banheiro de gênero neutro do Stedelijk já poderá ser usado em setembro, o do Rijksmuseum muito em breve.

E as dicas culturais do Ducs Amsterdam de setembro te colocam em contato com o moderno e o antigo que convivem em harmonia em uma Amsterdam de tolerância.

Exposição de arte em Amsterdam: “The Crossing”, de Carlos Motta retrata experiência de pessoas que se refugiaram na Holanda

Quando e onde: 16/9/2017 a 7/1/2018 no Stedelijk Museum

E o banheiro de gênero neutro chega ao Stedelijk junto com a exposição do artista colombiano radicado em Nova York, Carlos Motta. Em "The Crossing", Motta retrata em vídeo a experiência de 11 pessoas LGBTQI* que tiveram de deixar de viver em seus países para se refugiar na Holanda.

*LGBTQI (a sigla abrange os queers, pessoas que não se veem como sendo exclusivamente do gênero masculino ou feminino, e intersexuais)

Exposição de arte em Amsterdam
(Foto: Carlos Motta, Zizi from The Crossing, 2017 (video still). Courtesy of the artist; Instituto de Visión, Bogotá, Mor Charpentier Galerie, Paris; Galeria Filomena Soares, Lisbon; and P.P.O.W Gallery, New York.)

Nessa exposição, os retratados são do Egito, Irã, Iraque, Marrocos, Síria e Paquistão e fogem da guerra, da política ou da opressão social e discriminação de quem não se enquadra nos padrões considerados “corretos” pela sociedade machista e patriarcal do país onde nasceram.

Triste é saber que mesmo durante o procedimento de pedido de asilo, quando ficam em centros de acolhimento, foram humilhados e intimidados por outros refugiados e não foram protegidos pelas autoridades holandesas, como relatado no texto sobre a exposição.

Além das instalações em vídeo, a exposição mostra também 20 objetos históricos de grupos que também se refugiaram na Holanda em outros tempos, como é o caso dos protestantes, no século XVIII.

Estas fotos, gravuras e outras recordações destes refugiados de outros tempos fazem parte das coleções do Rijksmuseum, Tropenmuseum e Amsterdam Museum. De certa forma, mostram também que a tolerância e hospitalidade são conceitos tradicionais do país que continua na vanguarda na defesa dos direitos humanos.

Serviço para a exposição "The Crossing"

A exposição The Crossing pode ser vista de 16 de setembro a 7 de janeiro de 2018. O Stedelijk Museum fica aberto das 10h às 18h todos os dias e, às sextas-feiras até às 22h. A entrada para adultos custa 17,50 euros e crianças até os 18 anos têm entrada franca, bem como portadores do Holland Pass e I Amsterdam Card.

O Stedelijk fica na Museumplein 10 e é facilmente acessado pelos trams 2, 5 e 12. Descer na parada Van Baerlestraat.

Mostra de cinema da Tailândia e do Brasil em Amsterdam: Exposição de Apichatpong Weerasethakul e Cao Guimarães

Quando e onde: De 16/9 a 3/12 no Eye Filmmuseum

Desde 2012 o Filmmuseum funciona em um prédio moderno ao lado do het IJ, que fica atrás da estação central de Amsterdam. Antes disso, estava em um prédio construído no século XVII que acabou ficando pequeno para a grandiosidade das exposições e outras programações da casa.

Em 16 de setembro, o Filmmuseum inaugura a exibição do trabalho de dois cineastas que se destacam pela sensibilidade: o tailandês Apichatpong Weerasethakul e o brasileiro Cao Guimarães.

De acordo com o site do Eye Filmmuseum, os dois têm muito em comum. “Ambos fazem com que os trabalhos humanos saiam do nível ordinário. As criações deles evocam um mundo sensorial que convida quem os observa a emergir de si mesmo, escapar da sua maneira limitada ou racional de pensar.”

Durante toda a exibição poderão ser vistos filmes do tailandês e do brasileiro. Também haverá debates e outros eventos relacionados ao tema. A programação completa pode ser vista em www.eyefilm.nl.

Serviço para a mostra de cinema em Amsterdam

O Filmmusem fica do outro lado do IJ, que é o rio atrás da estação central. Para chegar lá, basta pegar gratuitamente a balsa que vai para Buiksloterweg, logo atrás da Estação Central.

A exposição fica aberta das 10h às 19h diariamente e os ingressos custam 13 euros para adultos, 5 para crianças acima de 12 anos e 3 euros para portadores do I Amsterdam Card. Para crianças até 11 anos a entrada é franca.

Galerias e antiquários e feira de livros antigos: Art & Weekend em Amsterdam

Quando e onde: 30 de setembro a 1º de outubro no Spiegelkwartier e no hotel Marriot

Livros em Amsterdam
(Foto: Adobe Stock)

Quer clichê maior do que dizer que Amsterdam é um museu a céu aberto? Pois, o Spiegelkwartier, um quarteirão perto da Museumplein, além de ter prédios antigos, tem também antiquários e galerias tradicionais e que há pelo menos 80 anos, vende obras de arte de altíssima qualidade e que variam de achados arqueológicos a Art Nouveau do século XVII, passando também pelas tradicionais cerâmicas de Delft e joalherias e, claro, diamantes.

No Art & Weekend, cerca de 70 antiquários e galerias estarão abertas com diversas exposições temáticas, além de apresentações artísticas e palestras. Na tarde de sábado, elas oferecem um “borrel”, bebidas para quem passar por elas. E até as crianças tem programação especial: uma competição de bolas de sabão em uma loja de brinquedos.

Mapa de Amsterdam
(Imagem: Primeiro mapa de Amsterdam, domínio público)

Já no Hotel Marriot acontece a Amsterdam International Antiquarian Book & Map Fair, considerada como uma das mais prestigiosas feiras de livros antigos na Holanda, exibindo exemplares raros, únicos ou incomuns.

É um final de semana especial para colecionadores, que podem até ganhar descontos em estadias em apartamentos luxuosos.

A programação e o nome das galerias que fazem parte da Art & Weekend estão aqui. E neste site você encontra as informações sobre a Amsterdam Antiquarian Book & Map Fair.

Aproveite essa dica para Amsterdam: Últimos dias!

O Openluchtteather do Vondelpark está aberto com atrações gratuitas até 10 de setembro. Veja mais informações aqui e corre lá!